Brasília: a capital federal do país é uma viagem pela arquitetura de Oscar Niemeyer
Brasília é a capital federal do país e a maior cidade do mundo construída no século 20. Conhecida por sua arquitetura, ela foi a primeira a entrar na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1987.
Sede dos órgãos da administração federal, Brasília é conhecida também por ter um dos mais belos horizontes do país. Isso porque seu céu azul emoldura as construções icônicas de Oscar Niemeyer.
A Itapemirim tem saídas diárias para quem deseja conhecer a capital, com partidas de: Aracaju/SE, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Maceió/AL, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP. Você pode comprar a sua passagem de ida e volta com antecedência e conforto pelo nosso site ou pela central de atendimento no 0800 723 2121.
História
Desde época colonial, havia o intituito de levar a capital do Brasil para a região central, na tentativa de proteger a sede do governo de possíveis ataques marítimos. No entanto, apenas na primeira constituição republicana, em 1891, houve a definição de onde a nova capital do país seria construída. Tal área ficou conhecida como “Quadrilátero Cruls” por causa da missão formada por médicos, geólogos e botânicos que tinham como objetivos fazer estudos sobre a topografia, a geologia, a flora e fauna do local.
No centenário da Independência, em 1922, foi lançada a pedra fundamental da nova capital do Brasil. Entretanto, apenas no governo de Juscelino Kubitschek teve início a construção de Brasília.
Escolhido em um concurso realizado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital, o projeto de Lúcio Costa ganhou pela simplicidade e pelo design inovador, em formato de cruz.
Para criar os edifícios da administração federal, o então presidente Juscelino Kubitschek escolheu Oscar Niemeyer para elaborar os projetos do Congresso Nacional, os Palácios do Planalto e da Alvorada, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília, entre outros edifícios.
Catedral Metropolitana de Brasília
Primeiro monumento a ser criado na capital federal, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi desenhada por Oscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. Simulando mãos levantadas para o céu, a catedral possui 16 colunas de concreto e vitrais da artista plástica Marianne Peretti.

Catedral Metropolitana de Brasília. Distrito Federal. Imagem de elton_sales por Pixabay
Pela criação, Niemeyer ganhou o Prêmio Pritzker em 1988. A praça da catedral possui quatro esculturas de bronze do artista Alfredo Ceschiatti, que representam os quatro evangelistas e uma torre com sino de 20 metros.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, lote 12, Brasília.
Horários: segunda, das 8h às 17h, terça e sexta, das 10h30 às 17h, quarta, quinta, sábado e domingo, das 8h às 17.
Congresso Nacional
O Congresso Nacional, localizado no extremo leste, é formado por um edifício horizontal que serve de base para duas cúpulas, a menor abriga o Senado e a maior, invertida, representa a Câmara dos Deputados. Entre elas, duas torres gêmeas de 28 andares servem de escritórios dos legisladores e de outras funções administrativas, sendo que cada uma pertencente a uma das casas legislativas. Considerado o mais sóbrio dos prédios da Praça dos Três Poderes, o Congresso é também uma síntese do modernismo de Niemeyer, que mesclava curvas e retas.

Congresso Nacional, Brasília/DF. Imagem de Samuel Shigue por Pixabay
Endereço: Palácio do Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes, Brasília.
Horários: segunda, das 9h às 17h30, sexta a domingo, das 9h às 17h30.
Palácio do Planalto
Sede do poder executivo, o Palácio do Planalto ocupa um dos vértices da Praça dos Três Poderes. Sua fachada com colunas curvas que lembram velas, exigiu grande esforço do engenheiro Joaquim Cardozo para dar vida ao projeto de Niemeyer. A rampa que dá acesso ao salão nobre é um dos ícones do poder executivo.
Endereço: Praça dos Três Poderes, Brasília.
Horário: domingo, das 9h às 13h40. A visita precisa ser agendada no site.
Supremo Tribunal Federal
Ao lado do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, o Palácio do Supremo Tribunal Federal é circundado por colunas curvas que apenas tocam o chão. As linhas e curvas criadas por Niemeyer e a escultura de granito de Alfredo Ceschiatti (uma figura feminina de três metros de altura com olhos vendados e com uma espada) representam a justiça imparcial e forte, digna e nobre.
Endereço: Praça dos Três Poderes, Brasília.
Horário: segunda a sexta, das 12h às 19h. É necessário fazer agendamento pelo e-mail: visitacao@stf.jus.br.
Conjunto Cultural da República
Previsto no Projeto Piloto de Lúcio Costa, o Conjunto Cultural da República teve suas obras iniciadas apenas no final da década de 1990. Com espaço de 91,8 mil metros quadrados o conjunto abriga a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola e o Museu Nacional Honestino Guimarães, inaugurados em 2006 em comemoração aos 99 anos de Oscar Niemeyer.

Eixo Monumental, Brasília/DF. Imagem de Marcelo Bastos por Pixabay
A biblioteca conta com amplo acervo e espaços e atividades educativas. O Museu Nacional da República recebe exposições itinerantes de artistas nacionais e internacionais, além de ser espaço de importantes eventos, seminários e mostras sobre arte e cultura.
Museu da República
Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Brasília.
Horário: terça a domingo, das 9h às 18h30.